Water hyacinth as a green manure for organic farming

  • S. Vidya
  • L. Girish
2014 - International Journal of Research in Applied
Palavras-chave: Triticum vulgare, Eichhornia crassipes, esterco, aguapé
Termos de indexação: Fertilidade do solo, compostagem, análise do solo, matéria orgânica, clorofila, crescimento
 

Resumo

Eichhornia crassipes (Mart.) Solms é uma planta aquática nociva que polui todos os corpos d’água doce. Para conter seu crescimento vigoroso, são necessárias medidas de controle. Um desses métodos é o seu uso como material de compostagem. A cultura de trigo (Triticum vulgare) foi tratada usando composto derivado de Eichhornia crassipes. A planta de trigo foi deixada crescer por quinze dias e o efeito foi estudado comparando com o controle. Os parâmetros físicos da cultura foram a porcentagem de germinação, o comprimento do broto, o comprimento da raiz, a relação raiz: broto e o conteúdo de biomassa. Os parâmetros químicos estudados foram o teor de clorofila, o teor de proteína e o teor de açúcar redutor. A análise do solo também foi realizada para estudar as mudanças nos parâmetros físicos e químicos do solo. Os parâmetros físicos e químicos do solo foram pH, teor de umidade e teor de matéria orgânica. Os resultados revelaram que todos os parâmetros apresentaram valores mais altos em comparação com o controle, tanto no caso das plantas de trigo quanto do solo. Os resultados significam o uso de Eichhornia crassipes (Mart.) Solms como adubo orgânico.

 

Abstract

Eichhornia crassipes (Mart.) Solms is a noxious aquatic weed that pollutes all fresh water bodies. To check its vigorous growth, control measures are required. One such method is its use as composting material. The wheat crop (Triticum vulgare) was treated by using compost derived from Eichhornia crassipes. The wheat plant was allowed to grow for fifteen days and the effect was studied by comparing with control. The physical parameters of crop were percentage germination, length of shoot, length of root, root: shoot ratio and biomass content. The chemical parameters studied were chlorophyll content, protein content and reducing sugar content. The soil analysis was also done to study the changes in the physical and chemical parameters of soil. The physical and chemical parameters of soil were pH, moisture content and organic matter content. The results revealed that all parameters had higher values as compared to control in case of wheat plants as well as soil. The results signify the use of Eichhornia crassipes (Mart.) Solms as the organic manure.

Acessar artigo Copiar link

Artigos relacionados

Compatibility of Rhizobium inoculant and water hyacinth compost formulations in Rosecoco bean and consequences on Aphis fabae and Colletotrichum lindemuthianum infestations

  • V. Naluyange
  • D. M. Ochieno
  • J. M. Maingi
  • O. Ombori
  • D. Mukaminega
  • A. Amoding
  • M. Odendo
  • S. A. Okoth
  • W. A. Shivoga
  • J. V. Muoma
Este artigo avaliou a compatibilidade entre inoculante comercial de Rhizobium e diferentes formulações de composto de aguapé (aguapé+ microorganismos e aguapé + esterco bovino) no feijão-comum. O tratamento microorganismos e aguapé destacou-se por reduzir a população do pulgão Aphis fabae e a incidência de antracnose em plantas inoculadas, enquanto o aguapé e esterco bovino aumentou a antracnose.
Ler

The Study Application of Water Hyacinth Biofertilizer Towards the Existence of Endophytic Bacteria in Maize Plant

  • Y. Sondang
  • R. Siregar
  • K. Anty
Este artigo identificou e quantificou a população de bactérias endofíticas presentes nas raízes de milho tratadas com biofertilizante à base de aguapé. Foram isoladas quatro espécies bacterianas dominantes. A presença destes microrganismos, conhecidos por sua capacidade de produzir fito-hormônios e aumentar a resistência das plantas, sugere que o biofertilizante de aguapé é um agente eficaz para o enriquecimento do microbioma endofítico do milho.
Bactérias endofíticas, identificação, aguapé, B. licheniformis
Ler

Water hyacinth as a green manure for organic farming

  • S. Vidya
  • L. Girish
Este artigo avaliou o efeito do composto de aguapé no crescimento do trigo e nas propriedades do solo. Os resultados demonstraram que a aplicação do composto resultou em valores significativamente superiores aos do controle em todos os parâmetros analisados: porcentagem de germinação, comprimento da parte aérea e da raiz, biomassa, teor de clorofila, proteína e açúcares redutores nas plantas, além de melhorar o pH, teor de umidade e matéria orgânica do solo.
Triticum vulgare, Eichhornia crassipes, esterco, aguapé
Ler