Performance of Trichoderma fortified composts in controlling collar rot caused by Sclerotium rolfsii of soybean

  • R. Akter
  • M. K. A. Bhuiyan
  • M. M. Hossain
  • J. Rayhanur
  • M. A. B. Bhuiyan
2019 - Fundamental and Applied Agriculture
Palavras-chave: Trichoderma, composto, promoção do crescimento, patogenicidade
Termos de indexação: Composto fortificado, controle biológico, fungos, doenças, mortalidade em plântulas, inóculos
 

Resumo

As doenças das plântulas e a podridão do colarinho/caule (Sclerotium rolfsii) são os principais constrangimentos para a produção de soja em Bangladesh. Número de experimentos realizados para controlar a mortalidade das plântulas e a podridão do caule da soja usando composto fortificado com Trichoderma no campo de pesquisa da Universidade Agrícola Bangabandhu Sheikh Mujibur Rahman (BSMRAU). O teste de patogenicidade confirmou que S. rolfsii (isolado SR4) causa 95% de mortalidade em plântulas, portanto, considerado como o isolado mais agressivo. Trichoderma harzianum (Isolate-Chan 6) foi utilizado para preparação de inóculos com diferentes substratos de compostagem, como esterco bovino, pó de serra, palha de arroz, aguapé e esterco de aves para preparar compostos fortificados com Trichoderma. Entre os compostos, o esterco de aves fortificado com Trichoderma foi encontrado como o melhor tratamento na redução de 75,45% da mortalidade e gravidade das plântulas pré e pós-emergência (redução de 84,53%) e aumento do rendimento (aumento de 80,91%) e rendimento atribuindo caracteres como aumento de 55% na altura da planta e aumento de 27% no peso de 1000 grãos em relação ao controle. No entanto, outros compostos também apresentaram boa resposta na redução da mortalidade de plântulas e promoção do crescimento, embora não fossem semelhantes em desempenho com o esterco de aves enriquecido com Trichoderma. Portanto, os compostos fortificados com Trichoderma têm a imensa potencialidade de suprimir doenças e melhorar o rendimento da soja. Estes estudos devem ser realizados no campo do agricultor antes de validar os substratos como compostos fortificados com Trichoderma.

 

Abstract

Seedling diseases and collar rot/stem rot (Sclerotium rolfsii) are the main constrains for soybean production in Bangladesh. Number of experiments were undertaken to control seedling mortality and stem rot of soybean using Trichoderma fortified compost at Bangabandhu Sheikh Mujibur Rahman Agricultural University (BSMRAU) research field. Pathogenicity test confirmed that S. rolfsii (isolate SR4) causes 95% seedling mortality therefore, considered as the most aggressive isolate. Trichoderma harzianum (Isolate-Chan 6) was used for inocula preparation with different composting substrates like cow dung, saw dust, rice straw, water hyacinth and poultry manure to prepare Trichoderma fortified composts. Among the composts, Trichoderma fortified poultry manure was found as the best treatment in reducing 75.45% pre- and post-emergence seedling mortality and diseases severity (84.53% reduction) as well as increased yield (80.91% increase) and yield attributing characters such as 55% increase of plant height and 27% increase of 1000-grain weight compared to the control. However, other composts also showed good response in reducing seedling mortality and growth promotion though they were not similar in performance with Trichoderma fortified poultry manure. Therefore, Trichoderma fortified composts have the immense potentiality to suppress diseases and improve yield of soybean. These studies should be conducted at the farmer’s field before validating the substrates as Trichoderma fortified composts.

Acessar artigo Copiar link

Artigos relacionados

Compatibility of Rhizobium inoculant and water hyacinth compost formulations in Rosecoco bean and consequences on Aphis fabae and Colletotrichum lindemuthianum infestations

  • V. Naluyange
  • D. M. Ochieno
  • J. M. Maingi
  • O. Ombori
  • D. Mukaminega
  • A. Amoding
  • M. Odendo
  • S. A. Okoth
  • W. A. Shivoga
  • J. V. Muoma
Este artigo avaliou a compatibilidade entre inoculante comercial de Rhizobium e diferentes formulações de composto de aguapé (aguapé+ microorganismos e aguapé + esterco bovino) no feijão-comum. O tratamento microorganismos e aguapé destacou-se por reduzir a população do pulgão Aphis fabae e a incidência de antracnose em plantas inoculadas, enquanto o aguapé e esterco bovino aumentou a antracnose.
Ler

The Study Application of Water Hyacinth Biofertilizer Towards the Existence of Endophytic Bacteria in Maize Plant

  • Y. Sondang
  • R. Siregar
  • K. Anty
Este artigo identificou e quantificou a população de bactérias endofíticas presentes nas raízes de milho tratadas com biofertilizante à base de aguapé. Foram isoladas quatro espécies bacterianas dominantes. A presença destes microrganismos, conhecidos por sua capacidade de produzir fito-hormônios e aumentar a resistência das plantas, sugere que o biofertilizante de aguapé é um agente eficaz para o enriquecimento do microbioma endofítico do milho.
Bactérias endofíticas, identificação, aguapé, B. licheniformis
Ler

Water hyacinth as a green manure for organic farming

  • S. Vidya
  • L. Girish
Este artigo avaliou o efeito do composto de aguapé no crescimento do trigo e nas propriedades do solo. Os resultados demonstraram que a aplicação do composto resultou em valores significativamente superiores aos do controle em todos os parâmetros analisados: porcentagem de germinação, comprimento da parte aérea e da raiz, biomassa, teor de clorofila, proteína e açúcares redutores nas plantas, além de melhorar o pH, teor de umidade e matéria orgânica do solo.
Triticum vulgare, Eichhornia crassipes, esterco, aguapé
Ler