Oxidases, peroxidases and hydrogen peroxide: The suberin connection

  • Mark A. Bernards
  • D. Kristen Summerhurst
  • Fawzi A. Razem
2004 - Phytochemistry Reviews
Palavras-chave: parede celular, ácidos hidroxicinâmicos, montagem macromolecular, monolignóis
Termos de indexação: Biossíntese, peróxido de hidrogênio, solanáceas, polímero vegetal
 

Resumo

A suberina é um biopolímero presente em algumas paredes celulares de plantas que modifica as suas propriedades biofísicas. Contém domínios poli(fenólicos) e poli(alifáticos) que são únicos e distintos tanto na sua composição química como na sua localização tecidular e subcelular. A hipótese é que a biossíntese do domínio poli(fenólico) da suberina segue um processo de acoplamento oxidativo mediado pela peroxidase. No entanto, para que este processo funcione, é necessário que exista uma peroxidase localizada no local de montagem do domínio poli(fenólico) da suberina, bem como uma fonte de peróxido de hidrogénio que permita a sua função. Esta revisão centra-se no envolvimento das peroxidases na montagem macromolecular do domínio poli(fenólico) dos tecidos suberizados, com particular atenção para o processo nas solanáceas (onde tem sido mais intensamente estudado), e aborda a questão da origem do peróxido de hidrogénio essencial para o mesmo.

 

Abstract

Suberin is a biopolymer present in some plant cell walls that modifies their biophysical properties. It contains both poly(phenolic) and poly(aliphatic) domains that are unique and distinct in both their chemical composition and tissue and sub-cellular location. The biosynthesis of the suberin poly(phenolic) domain is hypothesized to follow a peroxidase-mediated oxidative coupling process. In order for this to work, however, there has to be a peroxidase located at the site of suberin poly(phenolic) domain assembly, as well as a source of hydrogen peroxide to enable its function. This review focuses on the involvement of peroxidases in the macromolecular assembly of the poly(phenolic) domain of suberized tissues, with particular attention to the process in solanaceous plants, (where it has been most intensively studied), and addresses the question of the origin of the hydrogen peroxide essential to it.

Acessar artigo Copiar link

Artigos relacionados

Potassium cycling and losses in grassland systems: a review

  • M. Kayser
  • J. Isselstein
Este artigo revisa a ciclagem do potássio (K) em sistemas de pastagem, destacando a sua relação com o nitrogênio e os impactos de altos níveis de K no solo. Altos aportes de K podem prejudicar a absorção de Mg e Ca pelas plantas e contribuir para problemas de saúde em vacas leiteiras.
Ler

Magnesium chemistry and biochemistry

  • Michael E. Maguir
  • James A. Cowan
Este artigo revisa as propriedades químicas do Mg2+, que o tornam único entre os cátions biológicos, abordando suas funções celulares. O magnésio é essencial para a vida e está presente em todas as células, porém suas funções gerais ainda são pouco compreendidas.
Ler

Different strategies in higher plants in mobilization and uptake of iron

  • H. Marschner
  • V. Römheld
  • M. Kissel
Este artigo dicute as estrategias usadas pelas plantas superiores para mobilização e absorção de ferro em solos com baixa disponibilidade. A Estratégia I envolve a redução de Fe-III e acidificação da rizosfera em dicotiledôneas e monocotiledôneas não gramíneas, enquanto a Estratégia II, exclusiva das gramíneas, envolve a liberação de fitossideróforos que complexam o ferro.
Redutase, extrusão de prótons, redutores, fitossideróforos, bicarbonato, "clorose do calcário"
Ler