Nutrient-hormone relations: Driving root plasticity in plants

  • Zhongtao Jia
  • Ricardo FH Giehl
  • Nicolaus von Wirén
2022 - Molecular Plant
Palavras-chave: detecção de nutrientes, sinalização de nutrientes, eficiência do uso de nutrientes, hormônios vegetais, desenvolvimento radicular, plasticidade radicular
Termos de indexação: auxina, biodisponibilidade, fitormônios, metabolismo
 

Resumo

O desenvolvimento ideal da planta requer a absorção de 14 elementos minerais essenciais do solo pelas raízes. Como a biodisponibilidade desses nutrientes é responsável por grandes variações no espaço e no tempo, as plantas devem ajustar dinamicamente sua arquitetura radicular para otimizar o acesso e a aquisição de nutrientes. As informações sobre a disponibilidade externa de nutrientes e a demanda da planta inteira são traduzidas em sinais celulares que frequentemente envolvem fitormônios como intermediários para desencadear uma resposta de desenvolvimento sistêmica ou localmente restrita. O momento e a extensão dessas respostas locais da raiz dependem do estado nutricional geral da planta, que é transmitido dos brotos para as raízes na forma de fitormônios ou outros sinais sistêmicos de longa distância. A integração desses sinais sistêmicos e locais determina, então, as taxas de divisão celular ou alongamento nas raízes primárias e laterais, a iniciação, emergência ou alongamento das raízes laterais, bem como a formação de pelos radiculares. Aqui, revisamos as cascatas de eventos de detecção e sinalização relacionados a nutrientes que envolvem hormônios e destacamos as relações nutriente-hormônio que coordenam a plasticidade do desenvolvimento radicular nas plantas.

 

Abstract

Optimal plant development requires root uptake of 14 essential mineral elements from the soil. Since the bioavailability of these nutrients underlies large variation in space and time, plants must dynamically adjust their root architecture to optimize nutrient access and acquisition. The information on external nutrient availability and whole-plant demand is translated into cellular signals that often involve phytohormones as intermediates to trigger a systemic or locally restricted developmental response. Timing and extent of such local root responses depend on the overall nutritional status of the plant that is transmitted from shoots to roots in the form of phytohormones or other systemic long-distance signals. The integration of these systemic and local signals then determines cell division or elongation rates in primary and lateral roots, the initiation, emergence, or elongation of lateral roots, as well as the formation of root hairs. Here, we review the cascades of nutrient-related sensing and signaling events that involve hormones and highlight nutrient-hormone relations that coordinate root developmental plasticity in plants.

Acessar artigo Copiar link

Artigos relacionados

Nutrient-hormone relations: Driving root plasticity in plants

  • Zhongtao Jia
  • Ricardo FH Giehl
  • Nicolaus von Wirén
Revisão sobre os eventos de detecção e sinalização relacionados a nutrientes que envolvem hormônios e destacamos as relações nutriente-hormônio que coordenam a plasticidade do desenvolvimento radicular nas plantas.
detecção de nutrientes, sinalização de nutrientes, eficiência do uso de nutrientes, hormônios vegetais, desenvolvimento radicular, plasticidade radicular
Ler

Foliar Application of Biostimulant Mitigates Water Stress Effects on Soybean

  • G. B. Melo
  • A. G. da Silva
  • A. C. da Costa
  • A. Alves da Silva
  • M. Rosa
  • L. A. Bessa
  • C. R. Rodrigues
  • G. Castoldi
  • L. C. Vitorino
Este artigo demonstra que a aplicação foliar de biostimulante à base de Ascophyllum nodosum reduz os efeitos do déficit hídrico em soja, minimizando o estresse oxidativo, mantendo o potencial hídrico e elevando a fotossíntese. A aplicação única foi eficaz, enquanto a fracionada não atenuou o estresse, indicando potencial para uso em larga escala na agricultura.
Extrato de algas, Ascophyllum nodosum, troca gasosa, Glycine max L., fotossíntese
Ler

Value of Soil Organic Carbon in Agricultural Lands

  • M. Wander
  • T. Nissen
Este artigo discute a importância do sequestro de carbono no solo como solução imediata e econômica para mitigar o aquecimento global, destacando os desafios de validação dos estoques e a impermanência do armazenamento. A evolução de métodos indiretos de inventário, modelos preditivos e políticas que valorizem os serviços ambientais é crucial para transformar os solos em sumidouros efetivos de carbono a longo prazo.
Mudanças climáticas, carbono orgânico, gestão ambiental, carbono orgânico do solo, aquecimento global
Ler