Macro- and Microelement Fertilizers Influence the Severity of Fusarium Crown and Root Rot of Tomato in a Soilless Production System

  • B. K. Duffy
  • G. Défago
1999 - HortScience
Termos de indexação: Crescimento vegetal, patógeno, interação planta-patógeno, fungo, adubação nitrogenada, manejo nutricional, Fusarium
 

Resumo

As variáveis nutricionais do hospedeiro foram avaliadas quanto a seus efeitos sobre a severidade da podridão da coroa e da raiz do tomateiro causada por Fusarium oxysporum f.sp. radicis-lycopersici. As mudas de tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) (cv. Bonnie Best) foram cultivadas em um sistema de lã de rocha sem solo e infestado de patógenos na estufa e foram fertilizadas com uma solução nutritiva que foi corrigida com macro e microelementos em várias taxas. A doença foi avaliada após duas semanas usando um índice de 0 a 4, e o peso fresco da planta foi medido. A análise de regressão indicou que a gravidade da doença foi significativamente aumentada pelo nitrogênio amoniacal [NH4Cl, (NH4)6Mo7O24 e (NH4)2SO4], NaH2PO4-H2O, Fe-EDDHA, MnSO4, MoO3 e ZnSO4-7H2O. A gravidade da doença foi reduzida pelo nitrogênio nitrato [Ca(NO3)2-4H2O] e CuSO4-H2O. Baixas taxas de NH4NO3 (39 a 79 mg-L-1 N) reduziram a doença, mas taxas acima de 100 mg-L-1 N a aumentaram. A doença não foi afetada pelo MgSO4-7H2O. Em todos os casos, o crescimento da planta foi inversamente relacionado à gravidade da doença. Os fertilizantes minerais não tiveram efeito sobre o pH da solução nutritiva. Essas informações lançam uma nova luz sobre os fatores ambientais que influenciam as interações planta-patógeno e podem ser aplicadas para desenvolver uma estratégia de gerenciamento da podridão da coroa e da raiz de Fusarium com base na nutrição do hospedeiro.

 

Abstract

Host nutritional variables were evaluated for their effects on the severity of crown and root rot of tomato caused by Fusarium oxysporum f.sp. radicis-lycopersici. Tomato (Lycopersicon esculentum Mill.) seedlings (cv. Bonnie Best) were grown in a pathogeninfested, soilless rockwool system in the greenhouse and were fertilized with a nutrient solution that was amended with macro- and microelements at various rates. Disease was evaluated after 2 weeks using an index of 0 to 4, and plant fresh weight was measured. Regression analysis indicated that disease severity was significantly increased by ammonium-nitrogen [NH4Cl, (NH4)6Mo7O24, and (NH4)2SO4], NaH2PO4·H2O, Fe-EDDHA, MnSO4, MoO3, and ZnSO4·7H2O. Disease severity was reduced by nitrate-nitrogen [Ca(NO3)2·4H2O] and CuSO4·H2O. Low rates of NH4NO3 (39 to 79 mg·L–1 N) reduced disease, but rates above 100 mg·L–1 N increased it. Disease was not affected by MgSO4·7H2O. In all cases, plant growth was inversely related to disease severity. Mineral fertilizers had no effect on nutrient solution pH. This information sheds new light on environmental factors that influence plant–pathogen interactions, and may be applied to develop a management strategy for Fusarium crown and root rot based on host nutrition.

Acessar artigo Copiar link

Artigos relacionados

Nitrogen metabolism meets phytopathology

  • Mathilde Fagard
  • A. Launay
  • G. Clément
  • J. Courtial
  • A. Dellagi
  • Mahsa Farjad
  • A. Krapp
  • M. C. Soulié
  • C. Masclaux-Daubresse
Esta revisão explora os mecanismos pelos quais o estado do nitrogênio nas plantas influencia sua resposta a patógenos, bem como o impacto do nitrogênio (N) na virulência e nutrição dos fitopatógenos, destacando lacunas no entendimento dessas interações. A relação entre a disponibilidade de N e a incidência de doenças em plantas é complexa, podendo aumentar ou reduzir a severidade das infecções. O N é essencial para o crescimento vegetal, mas seu uso excessivo contribui para a poluição ambiental.
Doença, metaboloma, nitrogênio, patógeno, resistência, transcriptoma
Ler

Suppression of Verticillium Wilt of Eggplant by Earthworms

  • W. H. Elmer
  • F. J. Ferrandino
Este artigo estuda como a presença de minhocas (Lumbricus terrestris) em solos naturalmente infestados com Verticillium dahliae pode reduzir a severidade da murcha-de-Verticillium em berinjelas. Em dois dos três anos de estudo, os resultados mostraram um aumento no crescimento e na produtividade das plantas, sugerindo que a presença de minhocas é benéfica. A erradicação química das minhocas resultou em um aumento da doença em um dos anos, mas não teve efeitos consistentes nos outros; assim, a introdução de minhocas pode ser uma estratégia de supressão de doenças em culturas agrícolas.
Ler

Influence of Ammonium Sulfate and Rotation Crops on Strawberry Black Root Rot

  • W. H. Elmer
  • J. A. LaMondia
O artigo avaliou os efeitos combinados de rotação de culturas (aveia e sorgo) e fertilizantes nitrogenados na podridão negra da raiz do morango. Os resultados indicam que a rotação com aveia e a fertilização com (NH4)2SO4 reduziu a severidade da doença, aumentaram a produção de frutos e diminuíram a população de Pratylenchus penetrans, sugerindo uma estratégia eficaz de manejo integrado.
Ler