Influences of nitrogen inputs on nematode populations under highbush blueberry

  • T. Forge
  • D. Ehret
  • A. Messiga
  • M. Dorais
2020 - Journal of Nematology
Palavras-chave: Mirtilo, manejo cultural, fertilização, ecologia de nematoides, dinâmica populacional, rede alimentar do solo
Termos de indexação: Parasitas, biomassa radicular, fitoparasitas, dinâmica populacional, índices de diversidade, fertilização nitrogenada
 

Resumo

Este estudo examinou os efeitos da fertilização com nitrogênio sobre as populações de Rotylenchus robustus, Pratylenchus crenatus e Paratrichodorus renifer, além de índices da estrutura da comunidade de nematoides de vida livre, em relação à produção de mirtilo highbush na Colúmbia Britânica, Canadá. O experimento de campo foi estabelecido no outono de 2008 com seis parcelas replicadas de cada um dos quatro tratamentos experimentais de fertilização com N: 0, 100, 150 e 200% da taxa de aplicação anual recomendada para a produção convencional de mirtilo na região. As populações de nematoides foram quantificadas anualmente de 2009 a 2015 e, em seguida, as populações de nematoides e a biomassa da raiz foram quantificadas em sete datas de amostragem de 2016 a 2019. As densidades populacionais de R. robustus foram consistentemente maiores no tratamento de 100%N do que nos tratamentos de 0, 150 e 200%N, que não diferiram entre si. As densidades populacionais de P. crenatus foram consistentemente maiores no tratamento de 150%N do que nos tratamentos de 0, 100% e 200%N. O índice de estrutura de nematoides e dois índices de diversidade diminuíram monotonicamente com a taxa de fertilizante N, indicando mudanças mais amplas na cadeia alimentar do solo que poderiam ter tido efeitos indiretos de feedback na dinâmica populacional dos nematoides parasitas de plantas.

 

Abstract

This study examined the effects of nitrogen fertilization on populations of Rotylenchus robustus, Pratylenchus crenatus, and Paratrichodorus renifer, and indices of free-living nematode community structure, in relation to highbush blueberry production in British Columbia, Canada. The field experiment was established in fall of 2008 with six replicate plots of each of four experimental N fertilization treatments: 0, 100, 150, and 200% of the annual application rate recommended for conventional blueberry production in the region. Nematode populations were quantified annually from 2009 through 2015, and then nematode populations and root biomass were quantified at seven sample dates from 2016 through 2019. Population densities of R. robustus were consistently greater in the 100% treatment than in the 0, 150, and 200% treatments which did not differ from each other. Population densities of P. crenatus were consistently greater in the 150% treatment than in the 0, 100%, and 200% treatments. The nematode structure index and two indices of diversity declined monotonically with N fertilizer rate, indicating broader changes in the soil food web that could have had indirect, feedback effects on population dynamics of the plant-parasitic nematodes.

Acessar artigo Copiar link

Artigos relacionados

Nitrogen metabolism meets phytopathology

  • Mathilde Fagard
  • A. Launay
  • G. Clément
  • J. Courtial
  • A. Dellagi
  • Mahsa Farjad
  • A. Krapp
  • M. C. Soulié
  • C. Masclaux-Daubresse
Esta revisão explora os mecanismos pelos quais o estado do nitrogênio nas plantas influencia sua resposta a patógenos, bem como o impacto do nitrogênio (N) na virulência e nutrição dos fitopatógenos, destacando lacunas no entendimento dessas interações. A relação entre a disponibilidade de N e a incidência de doenças em plantas é complexa, podendo aumentar ou reduzir a severidade das infecções. O N é essencial para o crescimento vegetal, mas seu uso excessivo contribui para a poluição ambiental.
Doença, metaboloma, nitrogênio, patógeno, resistência, transcriptoma
Ler

Suppression of Verticillium Wilt of Eggplant by Earthworms

  • W. H. Elmer
  • F. J. Ferrandino
Este artigo estuda como a presença de minhocas (Lumbricus terrestris) em solos naturalmente infestados com Verticillium dahliae pode reduzir a severidade da murcha-de-Verticillium em berinjelas. Em dois dos três anos de estudo, os resultados mostraram um aumento no crescimento e na produtividade das plantas, sugerindo que a presença de minhocas é benéfica. A erradicação química das minhocas resultou em um aumento da doença em um dos anos, mas não teve efeitos consistentes nos outros; assim, a introdução de minhocas pode ser uma estratégia de supressão de doenças em culturas agrícolas.
Ler

Influence of Ammonium Sulfate and Rotation Crops on Strawberry Black Root Rot

  • W. H. Elmer
  • J. A. LaMondia
O artigo avaliou os efeitos combinados de rotação de culturas (aveia e sorgo) e fertilizantes nitrogenados na podridão negra da raiz do morango. Os resultados indicam que a rotação com aveia e a fertilização com (NH4)2SO4 reduziu a severidade da doença, aumentaram a produção de frutos e diminuíram a população de Pratylenchus penetrans, sugerindo uma estratégia eficaz de manejo integrado.
Ler