-
A. A. Rostami Ajirloo
-
E. Amiri
Este artigo demonstrou que a aplicação de fertilizante de potássio na forma nanoestruturada pode ser uma estratégia eficaz para mitigar os efeitos do déficit hídrico na cultura da soja. Os resultados comprovam que o nano-potássio melhora a resiliência da planta à seca, sendo uma ferramenta valiosa para otimizar a produtividade em regiões com escassez de água.
Déficit hídrico, crescimento, nanotecnologia, oleaginosas, produtividade
Ler
-
M. Azam
-
H. Bhatti
-
A. Khan
-
L. Zafar
-
M. Iqbal
Este artigo demonstrou que a aplicação de um fertilizante nanotecnológico de óxido de zinco pode ser uma estratégia eficiente para melhorar o crescimento e a qualidade do milho. Os resultados confirmam que este nanofertilizante pode corrigir a deficiência de zinco no solo e, ao mesmo tempo, fortalecer o sistema de defesa das plantas, representando uma alternativa de alta eficiência aos fertilizantes convencionais para aumentar o valor quantitativo e qualitativo da produção.
Ler
-
B. Rakesh
-
T. Chitdeshwari
-
G. Mohanapriya
Esta revisão compila evidências de que a aplicação de nanossílica, seja via foliar, no solo ou por priming de sementes, melhora significativamente o crescimento, a fotossíntese e o status hídrico das plantas em condições de estresse. Suas características, como alta superfície específica e eficiência de uso, a posicionam como uma alternativa superior aos fertilizantes de silício convencionais, apontando para um caminho mais sustentável e resiliente para a produção agrícola.
Nanossílica, crescimento vegetal, produtividade, micronutrientes, macronutrientes
Ler
Este artigo demonstrou que a aplicação foliar de fertilizantes nano-fosfatados constitui uma estratégia eficaz para aprimorar a qualidade nutricional da soja. Os resultados indicam que a nanotecnologia representa uma ferramenta sustentável para otimizar a nutrição fosfatada e agregar valor à produção, atendendo a demandas específicas da indústria e do mercado.
Ler
-
Z. Chen
-
P. Wang
-
S. Zhao
-
Y. Sun
-
Y. Liu
-
S. Chen
-
W. Chen
-
G. Zhao
-
G. Wei
-
C. Chen
Este artigo mostra como as nanopartículas de sílica modificadas em sua superfície, foram de alta eficácia para proteger a soja do estresse salino. Os resultados apontam que a funcionalização das nanopartículas as transforma em verdadeiros bioprotetores nanoativados, que atuam simultaneamente na fisiologia vegetal e na ecologia microbiana para promover uma agricultura mais resiliente.
Na+/K+, rizobactérias, exsudatos radiculares, nanopartículas de sílica, modificação de superfície
Ler
Esta revisão destaca que as nanopartículas de sílica aumenta a tolerância das culturas a diversos estresses, como salinidade, metais pesados e seca, além de fortalecer as defesas contra patógenos. Seu potencial como biofertilizante é reforçado pela síntese econômica e alta eficiência, oferecendo uma alternativa sustentável aos fertilizantes convencionais.
Estresse abiótico, estresse biótico, nanobiotecnologia, nanofertilizantes, nanossílica, patógenos, toxicidade
Ler
-
S. Y. Shin
-
W. H. Lee
-
B. H. Kang
-
S. Chowdhury
-
D. Y. Kim
-
H. S. Lee
-
B. K. Ha
Este artigo demonstrou que o dióxido de silício nanoparticulado pode ser um bioprotetor eficaz para o cultivo de soja em solos salinizados. Em condições de estresse salino, a aplicação de dióxido de silício nanoparticulado promoveu a germinação, reduziu o estresse oxidativo nas plântulas e modular positivamente a expressão de milhares de genes; oferecendo uma estratégia nanotecnológica de base científica para garantir o estabelecimento da cultura em ambientes adversos.
Estresse abiótico, bioestimulantes, germinação, enzima antioxidante, sequenciamento de RNA, genes diferencialmente expressos
Ler
Este artigo avaliou a eficácia de 10 formulações tradicionais e modernas de cálcio aplicadas via foliar em tomateiros, focando na profundidade de penetração e concentração do nutriente nos frutos. Embora os tratamentos não tenham alterado significativamente outros nutrientes como nitrogênio e magnésio, os resultados fornecem uma base técnica crucial para selecionar formulações que efetivamente melhorem a qualidade e a sanidade dos frutos.
Aplicação foliar, microscópio eletrônico de varredura, produtos comerciais de cálcio
Ler
-
M. Zorica
-
T. Teklić
-
M. Špoljarević
-
Š. Kolega
-
Magdalena Zorica
-
J. Ravlić
-
T. Kos
-
M. Lisjak
Este artigo investigou o efeito de diferentes substâncias fisiológicas ativas, aplicadas via foliar, na composição mineral de folhas de cerejeira-doce. Todos os tratamentos com substâncias ativas aumentaram os teores de cálcio, magnésio e potássio na matéria seca foliar em relação ao controle. O bioestimulante de alga se destacou no fornecimento de nitrogênio, enquanto todos melhoraram a captação de cátions.
Cálcio (Ca), conteúdo de macronutrientes nas folhas, magnésio (Mg), fósforo (P), potássio (K), fisiologia da cereja doce, nitrogênio total (NT)
Ler
-
J. Wei
-
L. Liu
-
Z. Wei
-
Q. Qin
-
Q. Bai
-
C. Zhao
-
S. Zhang
-
H. Wang
Este artigo demonstra que a aplicação de um fertilizante nanoestruturado à base de silício é uma estratégia eficaz para aumentar a resiliência e a produtividade da soja sob estresse hídrico. Como resultado, as plantas tratadas apresentaram um aumento significativo no número de vagens e no peso de grãos, em comparação com plantas não tratadas sob seca.
Nanofertilizante, estresse hídrico, produtividade da soja, potencial de fixação de nitrogênio
Ler
-
S. Mthimkhulu
-
P. Podwojewski
-
J. Hughes
-
L. Titshall
-
R. van Antwerpen
Este artigo apresenta resultados de um experimento de longa duração em cana-de-açúcar revela que a adubação mineral contínua, e não apenas a queima dos resíduos, foi o principal fator de degradação da estrutura do solo. Ele mostra que efeitos negativos da fertilização podem se sobrepor aos benefícios esperados do manejo de resíduos ao longo de décadas.
Saturação de carbono no solo, diâmetro médio ponderado, fertilizante do solo, práticas de manejo, subtropical úmido, ponte catiônica
Ler