Suppression of Verticillium Wilt of Eggplant by Earthworms

  • W. H. Elmer
  • F. J. Ferrandino
2009 - Plant Disease
Termos de indexação: Doenças, fungo, crescimento vegetal, produtividade agrícola. manejo integral de doenças
 

Resumo

O papel das minhocas nas doenças das plantas tem recebido pouca atenção. Para saber se as minhocas afetariam a gravidade da murcha de Verticillium da berinjela (Solanum melongena) no campo, cultivamos berinjelas em parcelas de campo experimentais que foram naturalmente infestadas com Verticillium dahliae em 2005, 2006 e 2007. Foram comparados três tratamentos com minhocas: (i) nenhum tratamento (controle sem tratamento), (ii) populações de minhocas reduzidas por meio de erradicantes químicos (carbaril ou mostarda quente) (tratamento reduzido) e (iii) populações de minhocas aumentadas pela adição de minhicas canadenses adultas (Lumbricus terrestris, 11 minhocas por m2) (tratamento aumentado). Em comparação com o controle não tratado, as estimativas da área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD) foram reduzidas, enquanto as estimativas da curva de crescimento do dossel (CCD) e os pesos finais das plantas foram aumentados em parcelas aumentadas com minhocas nos três anos. Em dois dos três anos, a produção de berinjela (peso e número de frutos) aumentou nas parcelas com minhocas. Quando se utilizou um drench de carbaryl para reduzir o número de minhocas, o tratamento resultou em plantas com mais doenças do que os controles não tratados em 2005. No entanto, em 2005 e 2006, as plantas tratadas com carbaril apresentaram valores de CCD maiores e rendimento mais alto do que os controles não tratados e não foram significativamente diferentes das parcelas aumentadas. Quando um procedimento de extração de mostarda quente foi usado para reduzir as densidades de minhocas em 2007, o crescimento da planta, a produção e as variáveis de doenças não diferiram do controle não tratado. Embora os efeitos da redução de minhocas tenham sido variáveis e difíceis de explicar, nossas descobertas sugerem que o aumento das populações de minhocas pode suprimir a murcha de Verticillium da berinjela, e as estratégias que aumentam o número de minhocas podem contribuir para a supressão da doença.

 

Abstract

The role of earthworms in plant disease has received little attention. To address whether earthworms would affect the severity of Verticillium wilt of eggplant (Solanum melongena) in the field, we grew eggplants in experimental field plots that were naturally infested with Verticillium dahliae in 2005, 2006, and 2007. Three earthworm treatments were compared: (i) no treatment (untreated control), (ii) earthworm populations reduced via chemical eradicants (carbaryl or hot mustard) (reduced treatment), and (iii) earthworm populations increased by addition of adult Canadian nightcrawlers (Lumbricus terrestris, 11 earthworms per m2) (augmented treatment). Compared to the untreated control, the estimates of the area under the disease progress curve (AUDPC) were reduced while estimates of the canopy growth curve (CGC) and the final plant weights were increased in plots augmented with earthworms in all 3 years. In 2 out of 3 years, eggplant yield (weight and number of fruit) was increased in plots augmented with earthworms. When a carbaryl drench was used to reduce earthworm numbers, the treatment resulted in plants with more disease than in the untreated controls in 2005. However, in 2005 and 2006, carbaryl-treated plants had larger CGC values and higher yield than in the untreated controls and were not significantly different from the augmented plots. When a hot mustard extraction procedure was used to reduce earthworm densities in 2007, plant growth, yield, and disease variables did not differ from the untreated control. Although the effects of reducing earthworms were variable and difficult to explain, our findings suggest that augmenting earthworm populations can suppress Verticillium wilt of eggplant, and strategies that increase earthworm numbers may contribute to disease suppression.

Acessar artigo Copiar link

Artigos relacionados

Nitrogen metabolism meets phytopathology

  • Mathilde Fagard
  • A. Launay
  • G. Clément
  • J. Courtial
  • A. Dellagi
  • Mahsa Farjad
  • A. Krapp
  • M. C. Soulié
  • C. Masclaux-Daubresse
Esta revisão explora os mecanismos pelos quais o estado do nitrogênio nas plantas influencia sua resposta a patógenos, bem como o impacto do nitrogênio (N) na virulência e nutrição dos fitopatógenos, destacando lacunas no entendimento dessas interações. A relação entre a disponibilidade de N e a incidência de doenças em plantas é complexa, podendo aumentar ou reduzir a severidade das infecções. O N é essencial para o crescimento vegetal, mas seu uso excessivo contribui para a poluição ambiental.
Doença, metaboloma, nitrogênio, patógeno, resistência, transcriptoma
Ler

Suppression of Verticillium Wilt of Eggplant by Earthworms

  • W. H. Elmer
  • F. J. Ferrandino
Este artigo estuda como a presença de minhocas (Lumbricus terrestris) em solos naturalmente infestados com Verticillium dahliae pode reduzir a severidade da murcha-de-Verticillium em berinjelas. Em dois dos três anos de estudo, os resultados mostraram um aumento no crescimento e na produtividade das plantas, sugerindo que a presença de minhocas é benéfica. A erradicação química das minhocas resultou em um aumento da doença em um dos anos, mas não teve efeitos consistentes nos outros; assim, a introdução de minhocas pode ser uma estratégia de supressão de doenças em culturas agrícolas.
Ler

Influence of Ammonium Sulfate and Rotation Crops on Strawberry Black Root Rot

  • W. H. Elmer
  • J. A. LaMondia
O artigo avaliou os efeitos combinados de rotação de culturas (aveia e sorgo) e fertilizantes nitrogenados na podridão negra da raiz do morango. Os resultados indicam que a rotação com aveia e a fertilização com (NH4)2SO4 reduziu a severidade da doença, aumentaram a produção de frutos e diminuíram a população de Pratylenchus penetrans, sugerindo uma estratégia eficaz de manejo integrado.
Ler