Ammonium mediated changes in carbon and nitrogen metabolisms induce resistance against Pseudomonas syringae in tomato plants

  • A. I. González-Hernández
  • E. Fernández-Crespo
  • L. Scalschi
  • M. R. Hajirezaei
  • N. von Wirén
  • P. García-Agustín
  • G. Camañes
2019 - Journal of Plant Physiology
Palavras-chave: Estresse biótico, metabolismo C/N, nutrição NH4+, aclimatação sistêmica adquirida, Pseudomonas syringae
Termos de indexação: Aminoácidos, resistência a patógenos, patógenos, espécies reativas de oxigênio (ROS), desequilíbrio nutricional, amônio, bactéria
 

Resumo

A nutrição predominante com NH4+ causa uma “síndrome do amônio” que induz alterações metabólicas e, portanto, oferece resistência contra a infecção por Pseudomonas syringae por meio da ativação da aclimatação sistêmica adquirida (SAA). Portanto, para elucidar os mecanismos subjacentes à SAA mediada por NH4+, as alterações no equilíbrio de nutrientes e nos esqueletos de C e N foram estudadas em plantas tratadas com NH4+ após a infecção por P. syringae. Foi observada uma redução geral nos níveis de cátions e um aumento nos níveis de ânions nas raízes e nas folhas das plantas tratadas com NH4+. Com a nutrição e a infecção baseadas em NH4+, as folhas do tomateiro apresentaram um acúmulo de S, P, Zn e Mn. O acúmulo de Mn pode ser necessário para a desintoxicação de espécies reativas de oxigênio (ROS), pois atua como cofator do superóxido dismutase (SOD). O metabolismo primário foi modificado em ambos os tecidos das plantas alimentadas com NH4+ para neutralizar a toxicidade do NH4+, diminuindo os intermediários de ácido tricarboxílico (TCA). Foi observado um aumento significativo de Arg, Gln, Asn, Lys, Tyr, His e Leu nas folhas das plantas tratadas com NH4+. O alto nível do precursor de putrescina Arg indica a importância da via Glu como um ponto de controle metabólico fundamental em plantas tratadas com NH4+ e infectadas. Em conjunto, as plantas alimentadas com NH4+ apresentaram um alto nível de respostas basais, o que lhes permitiu ativar a SAA e desencadear respostas de defesa contra P. syringae por meio de desequilíbrios de nutrientes e alterações no metabolismo primário.

 

Abstract

Predominant NH4+ nutrition causes an “ammonium syndrome” that induces metabolic changes and thereby provides resistance against Pseudomonas syringae infection through the activation of systemic acquired acclimation (SAA). Hence, to elucidate the mechanisms underlying NH4+-mediated SAA, the changes in nutrient balance and C and N skeletons were studied in NH4+-treated plants upon infection by P. syringae. A general decrease in cation and an increase in anion levels was observed in roots and leaves of NH4+-treated plants. Upon NH4+-based nutrition and infection, tomato leaves showed an accumulation of S, P, Zn, and of Mn. Mn accumulation might be required for ROS detoxification since it acts as a cofactor of superoxide dismutase (SOD). Primary metabolism was modified in both tissues of NH4+-fed plants to counteract NH4+ toxicity by decreasing TCA intermediates. A significant increase in Arg, Gln, Asn, Lys, Tyr, His and Leu was observed in leaves of NH4+-treated plants. The high level of the putrescine precursor Arg hints towards the importance of the Glu pathway as a key metabolic check-point in NH4+-treated and infected plants. Taken together, NH4+-fed plants displayed a high level of basal responses allowing them to activate SAA and to trigger defense responses against P. syringae through nutrient imbalances and changes in primary metabolism.

Acessar artigo Copiar link

Artigos relacionados

Nitrogen metabolism meets phytopathology

  • Mathilde Fagard
  • A. Launay
  • G. Clément
  • J. Courtial
  • A. Dellagi
  • Mahsa Farjad
  • A. Krapp
  • M. C. Soulié
  • C. Masclaux-Daubresse
Esta revisão explora os mecanismos pelos quais o estado do nitrogênio nas plantas influencia sua resposta a patógenos, bem como o impacto do nitrogênio (N) na virulência e nutrição dos fitopatógenos, destacando lacunas no entendimento dessas interações. A relação entre a disponibilidade de N e a incidência de doenças em plantas é complexa, podendo aumentar ou reduzir a severidade das infecções. O N é essencial para o crescimento vegetal, mas seu uso excessivo contribui para a poluição ambiental.
Doença, metaboloma, nitrogênio, patógeno, resistência, transcriptoma
Ler

Suppression of Verticillium Wilt of Eggplant by Earthworms

  • W. H. Elmer
  • F. J. Ferrandino
Este artigo estuda como a presença de minhocas (Lumbricus terrestris) em solos naturalmente infestados com Verticillium dahliae pode reduzir a severidade da murcha-de-Verticillium em berinjelas. Em dois dos três anos de estudo, os resultados mostraram um aumento no crescimento e na produtividade das plantas, sugerindo que a presença de minhocas é benéfica. A erradicação química das minhocas resultou em um aumento da doença em um dos anos, mas não teve efeitos consistentes nos outros; assim, a introdução de minhocas pode ser uma estratégia de supressão de doenças em culturas agrícolas.
Ler

Influence of Ammonium Sulfate and Rotation Crops on Strawberry Black Root Rot

  • W. H. Elmer
  • J. A. LaMondia
O artigo avaliou os efeitos combinados de rotação de culturas (aveia e sorgo) e fertilizantes nitrogenados na podridão negra da raiz do morango. Os resultados indicam que a rotação com aveia e a fertilização com (NH4)2SO4 reduziu a severidade da doença, aumentaram a produção de frutos e diminuíram a população de Pratylenchus penetrans, sugerindo uma estratégia eficaz de manejo integrado.
Ler