Boron transport mechanisms: collaboration of channels and transporters

  • J. Takano
  • K. Miwa
  • T. Fujiwara
2008 - Trends in Plant Science
Termos de indexação: micronutrientes, genes, tolerância à toxicidade, ácido bórico, borato, homeostase de boro, deficiência de boro, toxicidade de boro
 

Resumo

O boro (B) é um elemento essencial para as plantas, mas também é tóxico quando presente em excesso. A deficiência e a toxicidade de B são problemas agrícolas importantes em todo o mundo, e a elucidação dos mecanismos moleculares do transporte de B deve nos permitir desenvolver tecnologia para aliviar os problemas de deficiência e toxicidade de B. Os marcos recentes incluem a identificação de um canal de ácido bórico, NIP5;1, e um exportador de ácido bórico/borato, BOR1, da Arabidopsis thaliana. Foi demonstrado que ambas as proteínas são necessárias para o crescimento da planta sob limitação de B. Além disso, os homólogos de BOR1 são necessários para a homeostase de B em células de mamíferos e para a tolerância à toxicidade de B em leveduras e plantas. Aqui, discutimos como as abordagens transgênicas são promissoras para gerar culturas tolerantes à deficiência e à toxicidade de B.

 

Abstract

Boron (B) is an essential element for plants, but is also toxic when present in excess. B deficiency and toxicity are both major agricultural problems worldwide, and elucidating the molecular mechanisms of B transport should allow us to develop technology to alleviate B deficiency and toxicity problems. Recent milestones include the identification of a boric acid channel, NIP5;1, and a boric acid/borate exporter, BOR1, from Arabidopsis thaliana. Both proteins were shown to be required for plant growth under B limitation. In addition, BOR1 homologs are required for B homeostasis in mammalian cells and B-toxicity tolerance in yeast and plants. Here, we discuss how transgenic approaches show promise for generating crops that are tolerant of B deficiency and toxicity.

Acessar artigo Copiar link

Artigos relacionados

Correlation between ion fluxes and ion-stimulated adenosine triphosphatase activity of plant roots

  • J. D. Fisher
  • D. Hansen
  • T. K. Hodges
Este estudo investigou a relação entre o influxo de Rb+ (rubídio) nas raízes excisadas de milho, trigo e cevada e a atividade de ATPase estimulada por Rb+ em frações da membrana dessas raízes. Foi observada uma alta correlação entre o influxo de Rb+ e a atividade da ATPase, sugerindo que o ATP é a fonte de energia para o transporte de íons nas raízes, com a ATPase participando no processo de transdução de energia para o transporte dependente de energia de íons.
Ler

Ferreting out the secrets of plant ferritin ‐ A review

  • J. Seckback
Esta revisão discute o papel da ferritina no armazenamento de ferro de forma não tóxica nas plantas. Ferritina em algas ainda é pouco estudada, mas o modelo unicelular dessas plantas pode fornecer vantagens para investigar sua síntese. Ainda existem várias questões em aberto sobre a montagem e função das moléculas de ferritina nas plantas.
Armazenamento de ferro fitoferritina, proteção do transporte de ferro do excesso de ferro, apoferritina
Ler

Boron toxicity tolerance in barley through reduced expression of the multifunctional aquaporin HvNIP2;1.

  • T. Schnurbusch
  • J. Hayes
  • M. Hrmova
  • U. Baumann
  • S. A. Ramesh
  • S. D. Tyerman
  • P. Langridge
  • T. Sutton
Este estudo identificou o gene HvNIP2;1 em Hordeum vulgare, que codifica uma aquaporina envolvida na absorção de boro (B). HvNIP2;1 e Bot1 contribuem para a tolerância à toxicidade por boro na cevada.
Saccharomyces cerevisiae, hordeum, boro, aquaporinas, proteínas vegetais, mapeamento cromossómico, clonagem, molecular, regulação da expressão gênica, mutação vegetal
Ler